Banco Digital: quais as principais diferenças para bancos digitalizados?

banco digital

O banco digital é mais uma das transformações que o mercado financeiro do Brasil está passando. Afinal, o século XXI demanda de atendimento rápido, além de serviços personalizados. E, graças aos avanços tecnológicos, o banco digital foi criado!

Atualmente, é fácil encontrar um banco digital que atenda às suas necessidades financeiras. Inclusive, como se trata de um serviço que funciona pela internet, não há necessidade de ir presencialmente até uma agência física.

banco digital

Para quem ainda não sabe qual banco digital escolher, é só acessar o site do Meu Portal Financeiro e descobrir!

Descubra o que é o banco digital

Antes de mais nada, os consumidores devem descobrir o que é o banco digital, verificando se ele atende suas necessidades. Basicamente, trata-se de uma instituição financeira que funciona inteiramente pela internet.

Ou seja, ao abrir uma conta digital, os clientes têm acesso a todos os serviços financeiros pelo site oficial ou aplicativo. Dessa maneira, não há necessidade de ir presencialmente até uma agência física.

Além disso, os consumidores podem abrir uma conta 100% online pelo site ou aplicativo oficial. Para isso, é necessário ter em mãos alguns documentos importantes, confirmar com uma assinatura ou selfie e enviar suas informações. 

Os bancos digitais surgiram como uma transformação no mercado financeiro do Brasil. Afinal, os consumidores do século XXI precisam de atendimento rápido e eficaz! E, graças aos avanços da tecnologia, as contas digitais foram lançadas. 

O principal objetivo desses bancos digitais é diminuir a burocracia que normalmente ocorre ao abrir uma conta em uma agência física. Além disso, os serviços encontrados nesses bancos são os mesmos, mas tudo pode ser feito pela internet. 

Qual a diferença entre os bancos digitais e digitalizados?

Embora a maioria das instituições financeiras ofereçam seu próprio aplicativo ou internet banking, as operações não acontecem totalmente pela internet. Ou seja, eles são bancos digitalizados, e não um digital. 

Até porque, para que os clientes consigam realizar alguns serviços financeiros, é necessário ir até uma agência ou um caixa eletrônico. Inclusive, alguns bancos tendem a solicitar o desbloqueio nessas agências. 

Por outro lado, os bancos digitais são aqueles que nasceram para atender a demanda do público online. Portanto, as operações acontecem totalmente pela internet, sem a necessidade de ir presencialmente até uma agência bancária. 

Como os bancos digitais funcionam?

Antes de mais nada, é importante dizer que os clientes do banco digital não precisam pagar nada para ter acesso às operações. Nesse caso, é possível escolher alguns serviços para ter acesso gratuito. Mas em alguns casos, como saques, é necessário pagar uma pequena taxa. 

Normalmente, os bancos digitais não cobram nenhuma taxa para os demais serviços financeiros. Porém, isso pode acontecer. Fora isso, ao abrir uma conta digital, não existe nenhuma cobrança. 

Vale ressaltar que os bancos não são obrigados a lançar uma conta digital para seus clientes. Além disso, eles não podem impor o pagamento de qualquer tarifa, a menos que você utilize sua conta para operações fora do pacote básico. 

Quais são as vantagens do banco digital?

Uma das principais vantagens do banco digital é, sem dúvidas, um custo menor para realizar determinadas operações. Além disso, é comum que algumas apresentem preços bons ou, até mesmo, gratuitos!

Algumas das opções desses bancos digitais são: solicitação de um cartão de crédito sem anuidade. Além disso, também existe a possibilidade de abrir uma conta digital gratuita, sem nenhuma tarifa de manutenção.

Outra vantagem dos bancos digitais são as operações, que acontecem totalmente pela internet. Ou seja, os clientes não precisam ir presencialmente até uma agência física para movimentar seu dinheiro ou alterar seu cadastro. 

Portanto, além de facilitar a vida financeira dos clientes, esses bancos tendem a ter menos burocracias que os tradicionais. Caso queira ter mais informações sobre os bancos digitais, lembre-se de acessar o site oficial daquele que pretende abrir uma conta. 

banco digital

Qual o procedimento para abrir uma conta digital?

Se você quer entrar em contato com um banco digital para realizar o processo de abertura de conta, o procedimento que deve ser seguido é simples. Veja mais informações sobre isso:

  1. Preencher uma ficha: Caso queira abrir uma conta digital, é necessário preencher uma ficha com suas informações. Dessa maneira, os clientes criam seu cadastro e informam o que é necessário para abrir sua conta. 

Nesse primeiro momento, é comum que alguns documentos sejam solicitados, como: RG, CPF, comprovante de residência e demais dados pessoais. As instituições normalmente solicitam o envio dessa documentação através de imagens. 

  1. Análise de crédito: Embora algumas instituições não realizem esse procedimento, essa é a etapa em que o banco avalia sua situação financeira.

Essa etapa é importante, mas não é necessária. Porém, se você quiser ter acesso ao crédito da instituição, é através dessa análise de crédito que o limite será estipulado e as taxas serão criadas. 

  1. Envio de mensagens ou e-mail: Por fim, através de mensagens instantâneas ou e-mails, o cliente entrará em contato com a instituição financeira prestadora do serviço. 

Esses canais de comunicação servem para informar ao cliente sobre novidades referentes à abertura da conta e outros dados relevantes. 

Banco Digital: quais as principais diferenças para bancos digitalizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo